Normas para submissão e apresentação de trabalhos

Chamada para apresentação de Comunicação Oral (CO) nos eventos “XI Seminário de Mobilidade Humana”, “II Seminário Internacional de Migrações, Diásporas Africanas e Cooperação Sul-Sul” e “I Seminário Internacional de Novos Estudos Africanos”, que ocorrerão entre os dias 07 e 08 de 2017 na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Campus da Liberdade, Redenção, Ceará. Os ventos visam contribuir para a concretização da missão institucional da UNILAB referente à produção e difusão de conhecimentos e princípios que sustentam a cooperação internacional solidária entre Brasil e África; criar um espaço de discussões acadêmicas sobre o cenário nacional e internacional das migrações para se pensar as políticas públicas que favorecem os/as imigrantes no mundo e no Brasil; motivar a sociedade a refletir sobre os direitos de pessoas em processos de mobilidade: migrantes, refugiados, apátridas, vítimas de tráfico de pessoas, trabalhadores e estudantes internacionais.

Os Grupos de Trabalhos (GTs), no âmbito destes seminários, são pensados como espaços privilegiados de aprofundamentos de temas e trocas de informações/experiências entres especialistas, pesquisadores/as, estudantes e interessados/as. As participações em GTs ocorrerão por meio de comunicações orais.

 

COMUNICAÇÃO ORAL

 

A proposta de comunicação deve apresentar resultado de pesquisa total ou parcial ou uma experiência, devendo contemplar as temáticas de mobilidade humana e/ou diásporas africanas. Os/as proponentes devem ser professores/as, pesquisadores/as, graduandos/as, graduados/as, pós-graduandos/as, pós-graduados/as ou membros de associações dos/as/para os/as imigrantes.

 

  1. a) Proposta de comunicação

Cada trabalho inscrito poderá contar com mais de autor/a, sendo que todos/as deverão estar inscritos/as no evento como autores/as. Cada autor/a poderá enviar uma única proposta de trabalho para um único e mesmo eixo temático, devido à simultaneidade da realização dos GTs.

 

As propostas de CO serão avaliadas e aprovadas pelos/as coordenadores/as dos GTs. As comunicações devem ser enviadas em forma de RESUMOS SIMPLES (modelo de resumo simples-anexo 1) ou RESUMOS EXPANDIDOS (modelo de resumo expandido-anexo 2)  ou RELATO DE EXPERIÊNCIA (modelo de relato de experiência-anexo 3) até o dia 30 de setembro até 15 de outubro de 2017 via Formulário de Inscrição nesse endereço: https://migracoesafricanascooperacaosulsul.unilab.edu.br/edicao-2017/formulario-de-inscricao/.

-Enviar um resumo simples ou expandido formato pdf com esses dados.

 

Normas para Elaboração dos Resumos Simples dos Trabalhos Científicos (NBR 6028/2003)

Deve ser escrito a partir do modelo de resumo simples, folha tamanho A4 (210 x 297 mm) com margens superior e esquerda de 3,0 cm; inferior e direita de 2,0 cm; O resumo simples não deve conter tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas e subtítulos; O documento deve ser escrito em língua portuguesa e apresentar título, autoria, corpo do texto, palavras-chave e  atendendo às seguintes normas de formatação:

  1. a) Titulo:

– Preciso e informativo (máximo de 20 palavras);

– Espaçamento simples, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito e centralizado;

  1. b) Autoria:

– Pode-se listar até cinco (5) autores, com a primeira letra de cada nome/sobrenome maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não listá-los apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);

O nome do coordenador/orientador deve constar obrigatoriamente entre os autores

– O nome do autores devem estar em negrito, centralizado, separados por vírgula, com espaçamento simples, fonte Times New Roman em tamanho 10, com recuo à direita;

As chamadas  informando a instituição/vínculo profissional e o endereço eletrônico dos autores devem ser enumeradas em sobrescrito e constar em nota de rodapé ao final da página.

  1. c) Corpo do texto do resumo:

– O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho.

– Digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Justificado e digitado em parágrafo único devendo ressaltar o Objetivo, o Método, os Resultados e as Conclusões do trabalho.

– Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

– Mínimo de 200 e máximo de 300 palavras;

  1. d) Palavras-chave:

– No mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave

– As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto

– Digitado em letras minúsculas (à exceção de nomes próprios, nomes científicos e siglas), com alinhamento justificado e separado por vírgulas, espaçamento simples, fonte Times New Roman 12;

 

Normas para Elaboração de Resumo Expandido dos Trabalhos Científicos (NBR 6023/2002, NBR 10520/2002, NBR6028/2003 e NBR 14724/2011)

Deve ser escrito a partir do modelo de resumo expandido, folha tamanho A4 (210 x 297 mm) com margens superior e esquerda de 3,0 cm; inferior e direita de 2,0 cm; O resumo expandido deverá conter no mínimo três e no máximo cinco laudas, incluindo apresentação de tabelas, gráficos, figuras, referências bibliográficas e subtítulos; O documento deve ser escrito em língua portuguesa e apresentar obrigatoriamente título, autoria, resumo, palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências, atendendo às seguintes normas de formatação:

  1. a) Titulo:

– Preciso e informativo (máximo de 20 palavras);

– Espaçamento simples, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito e centralizado;

  1. b) Autoria:

Pode-se listar até cinco (5) autores, com a primeira letra de cada nome/sobrenome maiúscula (Ex.: Fulano dos Santos e Silva). Não listá-los apenas com as iniciais e o último sobrenome (Ex.: F.S. Silva);

O nome do coordenador/orientador deve constar obrigatoriamente entre os autores

– O nome do autores devem estar em negrito, centralizado, separados por vírgula, com espaçamento simples, fonte Times New Roman em tamanho 10, com recuo à direita;

As chamadas  informando a instituição/vínculo profissional e o endereço eletrônico dos autores devem ser enumeradas em sobrescrito e constar em nota de rodapé ao final da página.

  1. c) Resumo:

– O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos. A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do trabalho.

– Digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Justificado e digitado em parágrafo único devendo ressaltar o Objetivo, o Método, os Resultados e as Conclusões do trabalho.

– Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

– Mínimo de 200 e máximo de 300 palavras;

  1. d) Palavras-chave:

– No mínimo três (3) e no máximo cinco (5) palavras-chave

– As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave:, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto

– Digitado em letras minúsculas (à exceção de nomes próprios, nomes científicos e siglas), com alinhamento justificado e separado por vírgulas, espaçamento simples, fonte Times New Roman 12;

  1. e) Introdução, Metodologia, Resultados e discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências

– Texto do parágrafo padrão digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, Justificado, recuo de 2 cm na primeira linha, espaçamento 1,5.

– Apresentar tabelas, gráficos e figuras de acordo NBR 14724/2011

– Apresentar texto de citações de acordo com a NBR 10520/2002

– Indicar apenas as referências apresentadas no texto de acordo com a NBR 6023/2002

 

  1. b) Modalidade para apresentação

– O/A proponente com trabalho aprovado num GT deverá entregar no dia de apresentação, no 08 de novembro de 2017, duas cópias do resumo simples ou expandido (entre 3 a 4 mil caracteres) para os/as coordenadores/as.

 

  1. c) Publicação dos Anais

Os resumos simples e expandidos deverão ser revisados e enviados até o dia 30 de setembro de 2017, via Formulário de Inscrição nesse endereço: https://migracoesafricanascooperacaosulsul.unilab.edu.br/edicao-2017/formulario-de-inscricao/, para efeitos de publicação nos anais.

 

CALENDÁRIO

 

-Inscrição para participar do evento: de 01 de setembro a 08 de novembro de 2017.

-Inscrição de comunicações em GTs: 01 a 30 de setembro de 2017; prorrogação: 30 de setembro até 15 de novembro de 2017

-Aprovação de trabalhos: 20 de outubro de 2017

-Apresentação de trabalhos: 08 de novembro de 2017

 

CERTIFICADO

 

-Inscrever-se no site do evento e assinar a lista de presença em cada atividade

-Certificados serão emitidos no fim do evento

 

CONTATOS

 

Site: https://migracoesafricanascooperacaosulsul.unilab.edu.br/

 

E-mail: secretariadiasporas@unilab.edu.br

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