Carregando...

Anais 2016

AUTORTÍTULOSTRABALHOS
Ada Joseliza CóDESIGUALDADES DE GÊNERO NO MERCADO DE TRABALHO FORMAL E
INFORMAL EM GUINÉ-BISSAU
Alexandrino Moreira LopesJUVENTUDE NA DIÁSPORA: PROTAGONISMO NAS FESTAS DE INDEPENDÊNCIA NA UNILAB
Alexandrino Moreira LopesJUVENTUDE NA DIÁSPORA: PROTAGONISMO NAS FESTAS DE
INDEPENDÊNCIA NA UNILAB
Amanda Arcelino da Silva CavalcanteA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA SOB A PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE E DOS DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO CIVEJA
Aminata MendesCABO VERDE: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA E
DESENVOLVIMENTO
Aminata MendesCABO VERDE: PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA E
DESENVOLVIMENTO
Ana Eliziane SabinoPRÁTICAS RELIGIOSAS E COTIDIANO DOS AFROISLÂMICOS NO CEARÁ
Antonia Danniele Jeska Torres de OliveiraSOBRE A PRÁTICA DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO SOB O
PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO SISTEMA PÚBLICO
Antonio Correia JuniorMOVIMENTOS SOCIAIS E CULTURA AFRICANA NO ESTADO DO
CEARÁ: CASO DOS ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU/ÁFRICA
Antonio Correia JuniorMOVIMENTOS SOCIAIS E CULTURA AFRICANA NO ESTADO DO
CEARÁ: CASO DOS ESTUDANTES DA GUINÉ-BISSAU/ÁFRICA
Antônio Gislailson Delfino da SilvaTRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES GUINEENSES NO BRASIL: DO
PROCESSO DE INTEGRAÇÃO AO REGRESSO/RETORNO
Bruno Miranda FreitasMIGRAÇÃO ESTUDANTIL: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE
DISCENTE DA UNILAB
Bruno Miranda FreitasMIGRAÇÃO ESTUDANTIL: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE
DISCENTE DA UNILAB
Calilo FatiTRAJETÓRIAS DOS ESTUDANTES GUINEENSES NA UNILAB: UMA
ANÁLISE CONCEITUAL DA INTEGRAÇÃO NUMA UNIVERSIDADE
INTERNACIONAL
Carlos Henrique P PiedadeOS DESAFIOS NO ACESSO DO REFUGIADO AOS DIREITOS E SERVIÇOS
PÚBLICOS NO BRASI
Carmosina Sibélia Silva AlencarOS DESAFIOS NO ACESSO DO REFUGIADO AOS DIREITOS E SERVIÇOS
PÚBLICOS NO BRASI
Carmosina Sibélia Silva AlencarOS DESAFIOS NO ACESSO DO REFUGIADO AOS DIREITOS E SERVIÇOS
PÚBLICOS NO BRASI
Celeste Silvia Vuap M´mendeA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ASSEMBLEIA NACIONAL
POPULAR DA GUINÉ-BISSAU
Celeste Silvia Vuap M´mendeA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA ASSEMBLEIA NACIONAL
POPULAR DA GUINÉ-BISSAU
Daniela Florêncio da SilvaCONTENÇÃO E PRECARIZAÇÃO TERRITORIAL: CAMPO DE
REFUGIADOS DE DADAAB NO QUÊNI
Daniela Florêncio da SilvaCONTENÇÃO E PRECARIZAÇÃO TERRITORIAL: CAMPO DE
REFUGIADOS DE DADAAB NO QUÊNI
Denise RochaFEMINIZAÇÃO DA MIGRAÇÃO: DIÁSPORA URBANA DE UMA
AFRODESCENDENTE EM PONCIÁ VICÊNCIO (2003), DE CONCEIÇÃO
EVARISTO
Edson Holanda Lima BarbozaENTRE NARRATIVAS, USOS E ABUSOS: MIGRAÇÕES DE CEARENSES
PARA A AMAZÔNIA (1877-1945)
Elisangela André da Silva CostaA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EJA SOB A PERSPECTIVA DA
DIVERSIDADE E DOS DIREITOS HUMANOS: REFLEXÕES SOBRE A
EXPERIÊNCIA DO CIVEJA
Ercílio Neves Brandão LangaDISCURSOS E VULNERABILIDADES NOS PROCESSOS DE SAÚDE E
ADOECIMENTO DE ESTUDANTES AFRICANOS EM FORTALEZA
Ercílio Neves Brandão LangaDISCURSOS E VULNERABILIDADES NOS PROCESSOS DE SAÚDE E
ADOECIMENTO DE ESTUDANTES AFRICANOS EM FORTALEZA
Evaldo Ribeiro OliveiraEDUCANDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: EPISTEMOLOGIA E
CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE RAÍZES AFRICANAS
Fábio Eduardo CressoniPROBLEMAS DE PERIODIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A QUESTÃO
DO PARADIGMA EUROCÊNTRICO
Fábio Eduardo CressoniPROBLEMAS DE PERIODIZAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: A QUESTÃO
DO PARADIGMA EUROCÊNTRICO
Fará VazCOOPERAÇÃO BRASIL-MOÇAMBIQUE: MOVIMENTOS SOCIAIS E
EXPANSÃO INTERNACIONAL DO CAPITAL PRIVADO EM MOÇAMBIQUE
Fará VazCOOPERAÇÃO BRASIL-MOÇAMBIQUE: MOVIMENTOS SOCIAIS E
EXPANSÃO INTERNACIONAL DO CAPITAL PRIVADO EM MOÇAMBIQUE
Felix Imbali SáOS CURSINHOS PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS: UMA AÇÃO
AFIRMATIVA NA VIDA DE JOVENS NEGROS
Francisca Rosália Silva MenezesESCRITA DRAMATÚRGICA E PERFORMANCE CÊNICA – BOI RAJADO
OU A PEDRA QUE FLORESCEU
Francisco Dianini FarrapoMIGRAÇÃO ESTUDANTIL E EDUCAÇÃO EM NÍVEL DE PÓSGRADUAÇÃO
Francisco Felipe Piccinini DoteMIGRAÇÕES, RACISMO, ANTIRRACISMO E EDUCAÇÃO
Francisco Vítor Macêdo PereiraDO LIRISMO AO EROTISMO, ENTRE ÁFRICA E PORTUGAL: ANA PAULA
TAVARES E MARIA TERESA HORTA
Geranilde Costa e SilvaDAS MOTIVAÇÕES DOS/AS ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DA
UNILAB PELA DOCÊNCIA
Geranilde Costa e SilvaDAS MOTIVAÇÕES DOS/AS ESTUDANTES DO CURSO DE LETRAS DA
UNILAB PELA DOCÊNCIA
Gino PereiraORGANIZAÇÃO PARA EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES
AFRICANOS NO ESTADO DO CEARÁ
Gino PereiraORGANIZAÇÃO PARA EMPODERAMENTO DOS ESTUDANTES
AFRICANOS NO ESTADO DO CEARÁ
Gustavo MacielTRABALHADORES PORTUGUESES NO COMÉRCIO DE FORTALEZA: OS
CAIXEIROS 1830 – 1870
Igor Monteiro SilvaO MUNDO NÃO É TÃO GRANDE: EXPERIÊNCIAS ETNOGRÁFICAS
ENTRE VIAJANTES 'INDEPENDENTES' DE LONGA DURAÇÃO
Isaurora Cláudia Martins de FreitasMOBILIDADE INTERNACIONAL E SEUS SIGNIFICADOS PARA OS
JOVENS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM
FRONTEIRAS
Ivanilson Dinis Geraldo MonteiroAS RECIPROCIDADES NA COOPERAÇÃO SUL-SUL E A IMPORTÂNCIA
DA CULTURA ENDÓGENA E DO MEIO AMBIENTE NO PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA
Ivanilson Dinis Geraldo MonteiroAS RECIPROCIDADES NA COOPERAÇÃO SUL-SUL E A IMPORTÂNCIA
DA CULTURA ENDÓGENA E DO MEIO AMBIENTE NO PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA
Jean Brás GuerraIMIGRAÇÃO ÁRABE PARA A EUROPA
Jorge Luiz da Silva LiraO RACISMO NO LIVRO DIDÁTICO
Juliana Cristina R S HolandaMARACATU: PATRIMÔNIO IMATERIAL NA POLÍTICA CULTURAL DE
FORTALEZA E SEU ENTRELAÇAMENTO COM AS POLÍTICAS
AFIRMATIVAS
Kássia Mota de SousaPOR ONDE ANDOU NOSSA FAMÍLIA: HISTÓRIA E MIGRAÇÃO DE
FAMÍLIAS AFRODESCENDENTES NO PÓS-ABOLIÇÃO
Liana Cavalcante CostaBUMBA-MEU-BOI DE PRAIA: UMA MANIFESTAÇÃO AFRO-PERIFÉRICA
Lívia Maria Xerez de AzevedoOS PRIMEIROS PASSOS DO GRUPO DE TRABALHO PARA
INSTITUCIONALIZAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE ATENÇÃO AO
MIGRANTE E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS DO CEARÁ:
RELATO DE EXPERIÊNCIA LOCAL
Lívia Maria Xerez de AzevedoOS PRIMEIROS PASSOS DO GRUPO DE TRABALHO PARA
INSTITUCIONALIZAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE ATENÇÃO AO
MIGRANTE E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS DO CEARÁ:
RELATO DE EXPERIÊNCIA LOCAL
Manuel D’ Assunção dos Nascimento José da CostaA DEBILIDADE DA EDUCAÇÃO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE E O AUXÍLIO
PARADIGMÁTICO DAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS
Marceano Saúde N´DafáO DESAFIO DA INTEGRAÇÃO INTERCULTURAL ENTRE ESTUDANTES
GUINEENSES E BRASILEIROS NA UNILA
Márcia Maria de AlbuquerqueLEI 10.639: INTERCULTURALIDADE E NEGRITUDE NA ESCOLA
Márcia Maria de AlbuquerqueLEI 10.639: INTERCULTURALIDADE E NEGRITUDE NA ESCOLA
Maria Leila SalesNO DIA EM QUE FUI EMBORA: MIGRAÇÕES FORÇADAS E AS NOVAS
CONFIGURAÇÕES DO ESPAÇO URBANO
Maria Marilene Banhos NogueiraAS RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA: UMA
PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR
Osmaria Rosa SouzaPENSANDO SOBRE OS DIREITOS DE CIDADANIA DOS/AS ESTUDANTES
AFRICANOS/AS NO BRASIL: ESTUDO DE CASO SOBRE A POLÍTICA DE
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO
INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
Osmaria Rosa SouzaPENSANDO SOBRE OS DIREITOS DE CIDADANIA DOS/AS ESTUDANTES
AFRICANOS/AS NO BRASIL: ESTUDO DE CASO SOBRE A POLÍTICA DE
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO
INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA
Paulo Cesar Alves GarciaDIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS DE CARLOS MOORE, NAS CIÊNCIAS
SOCIAIS, E TEUN A. VAN DIJK, NA ANÁLISE DO DISCURSO
Paulo Sergio L. CavalcanteALQUILÉ DESAFIO NEGRO EM DIÁSPORA
Paulo Sergio L. CavalcanteALQUILÉ DESAFIO NEGRO EM DIÁSPORA
Pedro Marinho dos Santos JuniorEDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS:
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Peti Mama GomesALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO, RAÇA E
ETNICIDADE NO CONTEXTO DA DIÁSPORA AFRICANA
Rafael Martins NogueiraA ÁFRICA DO SÉCULO XX NA LITERATURA PORTUGUESA: AS MARCAS
EM MEMÓRIAS DE ELEFANTE, DE ANTONIO LOBO ANTUNES
Regilene Alves VieiraA LEI E SEUS SUJEITOS: UM OLHAR SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI
10.639/2003 NA REDE ESCOLAR DE MULUNGU-CE
Regilene Alves VieiraA LEI E SEUS SUJEITOS: UM OLHAR SOBRE A APLICAÇÃO DA LEI
10.639/2003 NA REDE ESCOLAR DE MULUNGU-CE
Renata Maria Franco RibeiroTRAJETÓRIAS E PERMANÊNCIAS DO AFRICANO/ESTUDANTES
GUINEENSES NA “TERRA DA LUZ”, FORTALEZA - CEARÁ
Renata Maria Franco RibeiroTRAJETÓRIAS E PERMANÊNCIAS DO AFRICANO/ESTUDANTES
GUINEENSES NA “TERRA DA LUZ”, FORTALEZA - CEARÁ
Ronaldo de Queiroz LimaDESLOCAMENTOS INDÍGENAS: PROCESSO SÓCIOHISTÓRICO DE
MIGRAÇÃO DOS ÍNDIOS TREMEMBÉ DO CEARÁ
Rui da Costa SanhaDIÁLOGO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO ÁFRICA-BRASIL
NA PERSPECTIVA DE CARLOS LOPES
Suzete Sabino LopesESTUDO DA DESIGUALDADE DE GÊNERO E VIOLÊNCIA DOS DIREITOS
DA MULHER NO AMBIENTE ESCOLAR DE GUINÉ-BISSAU
Thais Karine Madeiro de QueirozKANINDÉS DE ARATUBA: A HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DO MUSEU
E DOS RELATOS ORAIS
Thais Karine Madeiro de QueirozKANINDÉS DE ARATUBA: A HISTÓRIA CONTADA ATRAVÉS DO MUSEU
E DOS RELATOS ORAIS
Umaro BassemRACISMO CONTRA NEGROS BRASILEIROS (AS) E AFRICANOS (AS) NAS
UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARA: UNIVERSIDADE DA
INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA E A
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO CEARA
Valdilane SantosAlexandreCARTA DA JUVENTUDE AFRICANA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
REFLEXÕES A PARTIR DA DIÁSPORA JUVENIL NA UNILAB
Valdilane SantosAlexandreCARTA DA JUVENTUDE AFRICANA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO:
REFLEXÕES A PARTIR DA DIÁSPORA JUVENIL NA UNILAB
Vanessa de Lima Marques Santiago“CONTOS QUE NÃO SÃO DE FADAS” E A ESTRATÉGIA DA ONU PARA A
PROTEÇÃO DE CRIANÇAS REFUGIADAS AFRICANAS
Veridiana Torres da SilvaA ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

Voltar ao topo
Campus da Liberdade, Avenida da Abolição, nº 03, Centro, CEP: 62.790-000 – Redenção – CE – Brasil
Tel: + 55 (85) 3332.1448
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) - DTI / Unilab © 2018 | RSS
Versão 24.2.16